Sobre o Marketing
Marketing ...
O que é Marketing?
Não é apenas Vendas ou Propagandas. É um processo global e social que indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e o que desejam por meio da criação e troca de valor com os outros.
Qual é o objetivo do Marketing?
Construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes.
É satisfazer as necessidades e desejos dos clientes
“O objetivo do Marketing é tornar as vendas desnecessárias” – Peter Drucker
... é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
... é um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER e KELLER, 2006).
O que é Propaganda?
•Propagação de princípios, ideias, conhecimentos, teorias
•Veiculação na mídia
O Marketing de Relacionamento
O objetivo do Marketing de Relacionamento, visa o desenvolvimento de estratégias que objetivem, entre outros, o aumento da lealdade e o incremento das vendas.
Os 4 "Ps" do Marketing
1. Produto
Combinação de bens e ou serviços que a empresa oferece ao mercado. Envolve:
o Criação
o Qualidade
o Características técnicas (funcionalidades)
o Marca
o Design
o Embalagens e rótulos
o Medidas e tamanhos
o Serviços agregados (pós-venda)
o Garantias (pós-venda)
o Devoluções (pós-venda)
2.Preço
Quantidade de dinheiro que os clientes devem pagar para a empresa obter lucros. Envolve:
o Preços competitivos
o Descontos
o Formas de pagamento
o Condições de crédito
o São formados:
o Custo
o Concorrência
o Valor para o cliente
3.Praça
Atividades que viabilizam a distribuição dos produtos nos pontos de venda. Envolve as estratégias de:
o Localização
o Distribuição
o Armazenamento
o Transporte
4. Promoção
PROMOÇÃO
Comunicar os atributos dos produtos/serviços e persuadir os consumidores a adquiri-los. Envolve:
o Venda
o Propaganda
o Promoções
o Publicidades
o Relações públicas
o Telemarketing
o Marketing direto
o Merchandising
o Meios e veículos de comunicação
Estratégias de Marketing
Todo esforço de marketing deve começar pelo seu princípio básico. E o princípio básico para qualquer negócio é:
Missão da Empresa
O que a empresa faz?
Para quem ela faz?
Considerar as necessidades e desejos do seu público-alvo.
Foco no aspecto mercadológico do negócio e não na produção.
Visão da Empresa
O que a empresa quer ser?
Onde a empresa quer chegar?
Estamos construindo o quê?
Quais são seus objetivos?
Deve ser definida de forma global.
Geralmente a longo prazo.
O Planejamento Estratégico
1.Definir a missão do negócio
2.Analisar os ambientes
3.Definir os objetivos
4.Definir a estratégia (ações)
5.Implementar e controlar (resultados e realimentação)
O que é Marketing?
Não é apenas Vendas ou Propagandas. É um processo global e social que indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e o que desejam por meio da criação e troca de valor com os outros.
Qual é o objetivo do Marketing?
Construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes.
É satisfazer as necessidades e desejos dos clientes
“O objetivo do Marketing é tornar as vendas desnecessárias” – Peter Drucker
... é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
... é um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER e KELLER, 2006).
O que é Propaganda?
•Propagação de princípios, ideias, conhecimentos, teorias
•Veiculação na mídia
O Marketing de Relacionamento
O objetivo do Marketing de Relacionamento, visa o desenvolvimento de estratégias que objetivem, entre outros, o aumento da lealdade e o incremento das vendas.
Os 4 "Ps" do Marketing
1. Produto
Combinação de bens e ou serviços que a empresa oferece ao mercado. Envolve:
o Criação
o Qualidade
o Características técnicas (funcionalidades)
o Marca
o Design
o Embalagens e rótulos
o Medidas e tamanhos
o Serviços agregados (pós-venda)
o Garantias (pós-venda)
o Devoluções (pós-venda)
2.Preço
Quantidade de dinheiro que os clientes devem pagar para a empresa obter lucros. Envolve:
o Preços competitivos
o Descontos
o Formas de pagamento
o Condições de crédito
o São formados:
o Custo
o Concorrência
o Valor para o cliente
3.Praça
Atividades que viabilizam a distribuição dos produtos nos pontos de venda. Envolve as estratégias de:
o Localização
o Distribuição
o Armazenamento
o Transporte
4. Promoção
PROMOÇÃO
Comunicar os atributos dos produtos/serviços e persuadir os consumidores a adquiri-los. Envolve:
o Venda
o Propaganda
o Promoções
o Publicidades
o Relações públicas
o Telemarketing
o Marketing direto
o Merchandising
o Meios e veículos de comunicação
Estratégias de Marketing
Todo esforço de marketing deve começar pelo seu princípio básico. E o princípio básico para qualquer negócio é:
Missão da Empresa
O que a empresa faz?
Para quem ela faz?
Considerar as necessidades e desejos do seu público-alvo.
Foco no aspecto mercadológico do negócio e não na produção.
Visão da Empresa
O que a empresa quer ser?
Onde a empresa quer chegar?
Estamos construindo o quê?
Quais são seus objetivos?
Deve ser definida de forma global.
Geralmente a longo prazo.
O Planejamento Estratégico
1.Definir a missão do negócio
2.Analisar os ambientes
3.Definir os objetivos
4.Definir a estratégia (ações)
5.Implementar e controlar (resultados e realimentação)